9 min de leitura
Rajesh Kanti Sarkar, Chennai, Índia, Daily US Times : Dr. Devi Shetty é um cirurgião cardíaco e empresário indiano. Ele é o presidente e fundador da Narayana Health, uma rede de 21 centros médicos na Índia.
A Índia pode conquistar a COVID-19 e ser um exemplo para o resto do mundo porque temos o maior número de jovens médicos, enfermeiras e técnicos qualificados, graças às políticas progressistas de nosso governo.
Um deles, Dr. Devi Shetty. Ele aconselha o Daily US Times sobre a crise do coronavírus. O bloqueio ou não bloqueio nos próximos 6 a 12 meses siga estas precauções. Aqui estão 21 conselhos importantes sobre o coronavírus.
21 conselhos importantes sobre coronavírus
- Adie viagens ao exterior por 2 anos.
- Não coma alimentos de fora por 1 ano.
- Não vá a um casamento desnecessário ou outras cerimônias semelhantes.
- Não faça viagens desnecessárias.
- Não vá para um lugar lotado por pelo menos 1 ano.
- Siga totalmente as normas de distanciamento social.
- Fique longe de uma pessoa que está com tosse.
- Mantenha a máscara facial.
- Tenha muito cuidado na semana atual.
- Não deixe nenhuma confusão em torno de você.
- Não vá ao Cinema, Shopping, Mercado Lotado por 6 meses agora. Se possível, Park, Party, etc. também devem ser evitados.
- Aumente a imunidade.
- Tenha muito cuidado na barbearia ou no salão de beleza.
- Evite reuniões desnecessárias, tendo sempre em mente o Distanciamento Social.
- A ameaça do CORONA não vai acabar logo.
- Não use cinto, anéis, relógio de pulso quando sair. O relógio não é obrigatório. Seu celular está com tempo.
- Sem lenço. Leve desinfetante e lenço de papel, se necessário.
- Não traga os sapatos para dentro de casa. Deixe-os do lado de fora.
- Limpe as mãos e as pernas quando vier de fora.
- quando sentir que está mais perto de um paciente suspeito, tome um banho completo.
Leia : Coronavírus e saúde mental: como se proteger
Dr. Devi Shetty falou com NDTV sobre a crise do coronavírus
O presidente da Narayana Health, Dr. Devi Shetty, falou à NDTV sobre a crise do coronavírus enquanto Karnataka relatava a primeira morte no país devido à doença altamente contagiosa. [ NDTV é um dos líderes na produção e transmissão de notícias imparciais e abrangentes e programas de entretenimento na Índia e no exterior. ]
NDTV: Quando você diz que se ofereceu para ajudar, fica nervoso por estarmos sentados em uma caixa de Pandora que está sendo aberta?
Dr. Devi Shetty: Não. Estou muito confortável com a forma como nossos governos estão respondendo. Você vê que temos uma janela de oportunidade agora. Se adotarmos o conceito de distanciamento social desde muito cedo, como o que nossos governos estão fazendo. Acredite em mim; com certeza veremos muito mais pacientes do que o relatado. Mas chegará a um platô, permanecerá lá e descerá. Mas se continuarmos com a vida como ela é, com certeza aprenderemos em apuros olhando para o padrão de como um país como a Itália e agora os EUA estão se comportando e a situação que estão enfrentando. Portanto, temos uma grande janela de oportunidade, e estou muito feliz que o governo central proibiu a entrada da irmã no país e os governos estaduais estão limitando a restrição de todos os compromissos sociais, e estamos em uma direção positiva. E pediríamos ao setor privado que adoraríamos ajudar no trabalho com o governo.
NDTV: Então, uma janela de oportunidade em que podemos aprender com as experiências de outros países. Mas, quando você menciona o distanciamento social, não é a população ou preocupação da Índia em comparação com a Itália, por exemplo. Você dá esse exemplo até mesmo aos proprietários. Ainda mais importante na Índia agora é agir em conjunto e enfrentar esse coronavírus de frente?
Dr. Devi Shetty: Veja, temos uma grande desvantagem de nossa densidade populacional em comparação com a Itália ou qualquer um dos países europeus, o vírus pode se espalhar em nenhum momento. No final de uma semana quase dez dias, você pode continuar a infectar outros sem você ser ciente de que você é uma vítima do vírus. Portanto, este é o maior problema e, uma vez infectado, não há cura. Então esse é o momento certo para ficarmos em casa. A mensagem para todos na Índia é ficar em casa, se possível.
NDTV: Mas, Dr. Davis, visto que você acabou de dizer que está preocupado, há uma preocupação de que possamos estar subnotificando casos devido ao fato de que há apenas 52 centros de teste de controle do governo na Índia?
Dr. Devi Shetty: Ver como fazer esse teste extensivamente não fará muita diferença no resultado. A estratégia que adotamos é que, se você suspeita que determinada pessoa é positiva, você presume que ela é positiva e a trata dessa forma. Ao invés de fazer todos os exames porque ele tá bom que você fez o teste, fica comprovado que ele é positivo. O que você vai fazer se for um sintoma leve, então pediremos a eles que vão para casa e descansem. Porque 85% dos pacientes positivos não precisam de internação. Portanto, não estou muito preocupado em não fazer o teste em grande número o que é necessário, ao contrário de outros testes. Estou muito feliz com a forma como o governo está respondendo para restringir a interação social e que tudo depende disso.
NDTV: Tudo bem, obrigado, Dr. Devi Shetty, por compartilhar suas opiniões conosco.
Leia: Coronavírus: Por que mais homens estão morrendo do que mulheres
Reação pública à entrevista de Devi Shetty
Asghar Abdulla: Essa pessoa, o Dr. Devi Shetty, é uma joia de pessoa, sua contribuição para a profissão médica é muito vasta e diversa. Nós, como cidadãos responsáveis da Índia, devemos respeitar a segurança de nossos compatriotas e de outras pessoas ao nosso redor, restringindo as atividades sociais tanto quanto possível. E siga a higiene padrão.
Ishani Sarkar: Dr. Devi Shetty, você é uma manifestação de Deus. Deus te abençoe com uma vida longa e saudável. A propósito, que tipo de pergunta estúpida de abertura feita pelo jornalista. Você está nervoso? Você está bem ciente de quem ele está certo.
Asghar Abdulla: Mais do que shoppings e empresas de TI, o público em aeroportos, estações ferroviárias e outros lugares são mais propensos a espalhar a doença, o governo deve lidar com isso de forma mais sistemática.
Talha Anwar: Trave primeiro todos os autoproclamados especialistas em Coronavirus, como Vivek Agnihotri e Yogi. Notícias falsas se tornarão fatais se isso se tornar uma epidemia na Índia.
Deepika: Sarah faz uma boa pergunta sobre teste / subnotificação, Dr. Devi Shetty decide não responder (talvez com sabedoria, porque ele quer trabalhar com o governo e ajudar) e diz algo relacionado, mas não é uma resposta. Acho que Sarah percebe que ele está sendo evasivo e decide desistir.
Manu Davis: Agora acho que ele percebeu a importância da medicina comunitária. Um surto fez um cardiologista falar de prevenção. A mídia, por favor, investigue a sugestão dele no ramo da medicina comunitária para o conselho consultivo nacional do MCI.
Stanzin Rangdol: Acho que durante esse tipo de situação de pandemia, temos que ter fé em nosso governo. E nós, como cidadãos da Índia, devemos colaborar com o governo a cada passo. Se não o fizermos, a Índia está condenada. Porque nossos centros de saúde não são tão bons quanto o oeste. Os principais países ricos estão ficando sem recursos médicos para tratar seu povo. Imagine em um município como o nosso com uma população vasta, é impossível controlar essa doença.
Sarb: Todas as discussões da mídia são sobre a perspectiva da população indígena urbana menor, o que é muito irreal. Na Índia, a maioria da população ganha seu pão diariamente. Ficar em casa sem trabalhar para evitar o CV é um luxo que eles não podem pagar. Quem vai alimentar o estômago faminto de sua família amanhã?
SaniyasNain Farooqui: Ele é o médico mais honesto e leal do setor privado, senhor você é minha inspiração, amo você, senhor.
aqui está a entrevista em vídeo do Dr. Devi Shetty-
Presidente da Narayana Health, Dr. Devi Shetty fala para NDTV sobre a crise do Coronavirus
Quem é o Dr. Devi Shetty?
De acordo com o Narayana Health , o Dr. Devi Prasad Shetty é o Presidente do Narayana Health e também Diretor Executivo. Ele é um cirurgião cardíaco com cerca de 34 anos de experiência. Depois de completar seu MBBS pela University of Mysore em 1978, ele se registrou no Karnataka Medical Council em 1979.
Posteriormente, em 1982, concluiu o mestrado em cirurgia pela Universidade de Mysore. Em 2009, ele recebeu uma bolsa do Royal College of Surgeons of England. Ele fundou o Narayana Health no ano 2000. Ele iniciou o conceito de um “esquema de microsseguro de saúde” em Karnataka, o que acabou levando o governo de Karnataka a implementar o esquema Yeshasvini, um esquema de microsseguro de saúde para agricultores rurais.
O Dr. Devi Shetty é professor da Universidade de Ciências Médicas Rajiv Gandhi, em Bengaluru, Índia, e da Escola de Medicina da Universidade de Minnesota, EUA. Ele recebeu vários prêmios e homenagens mais notáveis sendo os prêmios ‘Padma Shri’ e ‘Padma Bhushan’ em 2003 e 2012, respectivamente, conferidos pelo Governo da Índia e o ‘Prêmio Rajyotsava’ em 2002 conferido pelo Governo de Karnataka .
Ele também foi conferido com o ‘Dr. BC Roy National Award ‘pelo Dr. BC Roy National Award Fund na categoria’ Eminent Medical Person ’em 2003,’ Entrepreneur of the Year Award – Start-up 2003 ‘pela Ernst & Young, Índia, e’ Sir M. Visveswaraya Memorial Award ‘conferido pelo governo de Karnataka em 2003. O Rotary Bangalore Midtown conferiu a ele o prêmio’ Citizen Extraordinaire ’em 2004.
Ele é membro ativo da European Association for Cardio-Thoracic Surgery desde 1996 e membro vitalício da Indian Medical Association. Ele também foi membro do Comitê de Finanças da 47ª Conferência Anual da Associação Indiana de Cirurgiões Cardiovasculares e Torácicos. Ele foi membro do corpo diretivo do Conselho Médico da Índia entre 2010 e 2011.
Você pode gostar de: Como lidar com o toque físico durante o auto-isolamento?