O compactador de arquivos gratuito 7-Zip recebeu uma atualização para corrigir uma vulnerabilidade na leitura de arquivos “.rar”.Tirando proveito dessa falha, um hacker poderia criar um arquivo “.rar” especial que, ao ser aberto no 7-Zip, imediatamente executa um vírus e compromete o sistema, sem a necessidade de abrir um arquivo normalmente perigoso, como “.exe” (programa executável).
Para verificar se você possui o 7-Zip em seu computador, abra o menu iniciar e digite “7-Zip”. Caso apareça o “7-Zip File Manager”, o programa está instalado e precisa ser atualizado.
O programa pode ser baixado em 7-Zip.org. A versão ideal é a “x64”; se ela não funcionar, pode ser usada a de 32 bits. A versão com a falha corrigida é datada de 2018-04-30. Qualquer versão anterior provavelmente é vulnerável.
Por ser inteiramente gratuito e de código aberto, o 7-Zip é uma das principais alternativas ao software WinRAR, o programa que deu origem a arquivos compactados de formato “.rar”. Ele também abre e cria arquivos no formato “.7z”, com compactação potencialmente maior.
Um site de downloads brasileiro que distribui o aplicativo de maneira não oficial registra mais de 9 milhões de downloads. Desde fevereiro, o site Sourceforge, a fonte oficial do 7-Zip, registra 720 mil downloads. O programa foi criado em 1999.
O 7-Zip não dispõe de um recurso de atualização automática. Ele nem mesmo verifica a existência de uma atualização para notificar o usuário. Isso significa que muitas versões antigas do 7-Zip podem estar e, se a versão nova não for baixada manualmente, o aplicativo ficará desatualizado e vulnerável.
Abrindo o 7-Zip File Manager, a versão instalada pode ser consultada no menu Ajuda > Sobre o 7-Zip.
Dúvidas sobre segurança, hackers e vírus? Envie para g1seguranca@globomail.com