A barreira de entrada para o marketing de conteúdo é baixa, tornando mais rápido e mais econômico do que nunca para as startups implementarem essa estratégia de marketing comprovadamente eficaz.
Mas aqui está a questão – a barra está mais alta do que nunca.
Uma curta postagem no blog sem multimídia não vai funcionar mais. As expectativas de seus clientes em potencial e clientes estão aumentando.
Em muitas categorias, estamos vendo um ambiente em que o vencedor leva tudo , onde peças de conteúdo de alta qualidade conquistam a grande maioria dos olhos – e cliques. Na verdade, um estudo do Ahrefs mostrou que 90,63% de todo o conteúdo recebe tráfego zero do Google.
Como sua startup pode vencer as adversidades?
Nesta coluna, você aprenderá sobre o planejamento da campanha de marketing de conteúdo, como ser memorável mesmo com um orçamento pequeno e como as startups podem medir o sucesso do marketing de conteúdo.
Durante todo o processo, os profissionais de marketing de conteúdo de startups de sucesso compartilham suas dicas e experiência para ajudá-lo a obter os melhores resultados possíveis. Vamos começar.
Como planejar as campanhas de marketing de conteúdo de sua startup
Há um milhão de coisas que você poderia fazer: SEO, RP, mídia social … Isso pode facilmente ser opressor, caro e perturbador.
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Com um orçamento pequeno, não inicie todos os canais de uma vez ou você pode se espalhar muito.
Tente equilibrar canais de longo prazo (SEO, social, podcasting ) com campanhas que podem obter a atenção de que você precisa agora.
Campanhas de curto prazo podem ser uma promoção no Product Hunt, sendo destaque no Hacker News ou TechCrunch, ou falando em podcasts de líderes do setor, por exemplo.
Essa exposição permite que você entenda o mercado, refine sua mensagem e crie suas primeiras oportunidades.
Esteja você planejando uma campanha de longo prazo ou uma iniciativa de curto prazo, a estrutura de 4 pontos abaixo ajudará a planejar uma estratégia de marketing de conteúdo.
1. Objetivo
Antes de iniciar sua campanha, você precisa definir seus objetivos . Isso ajuda a alinhar a equipe, comunicar o propósito e medir o progresso e o sucesso.
Seus objetivos serão divididos em objetivos e metas mensuráveis.
Seu objetivo é sua razão , ou visão. O objetivo mostra a imagem maior. Exemplos de objetivos de marketing incluem:
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- Promova a conscientização dos fundadores do software por meio de atividades de RP.
- Organize um evento para construir relacionamentos relevantes na indústria.
- Construa o blog para direcionar o tráfego orgânico com SEO.
2. Alvo
Suas metas são mensuráveis e quantificam o objetivo. Você também pode ter ouvido o termo resultados-chave ou KPIs antes. Uma meta deve ser tão precisa que não haja dúvida se você a alcançou ou não.
Exemplos de alvos incluem:
- Publique 20 artigos de imprensa até o final do terceiro trimestre.
- Promova 2 jantares de mídia com os principais influenciadores da indústria até o final do terceiro trimestre.
- Publique 4 posts de blog com foco em palavras-chave por mês de acordo com nossos pilares de conteúdo.
3. Mensagens
Sua mensagem transmite o valor e o benefício de seu público-alvo. Se você está planejando uma campanha de SEO ou de mídia social, o público-alvo são seus clientes em potencial, leads e clientes.
Fale sobre os desafios que eles estão enfrentando e ofereça soluções úteis e exclusivas. Lembre-se de que o marketing de conteúdo é educacional, não estritamente sobre os produtos que sua empresa vende.
Se você está realizando uma campanha de relações públicas, seu público-alvo é, na verdade, o jornalista com quem está tentando trabalhar. Eles estão procurando uma nova história interessante para cobrir; suas necessidades podem ser diferentes das de seus clientes em potencial.
Idealmente, sua mensagem será altamente relevante para as pessoas de seu público-alvo.
Para cada campanha, considere onde eles estão no funil de nutrição. O que é significativo para alguém que recebeu 10 e-mails indiretos pode não fazer sentido para alguém que está vendo seu site pela primeira vez.
4. Promoção
Holly Pels da Casted (fundada em 2019) explica: “Mais marcas precisam diminuir o ritmo do conteúdo e se concentrar em espremer cada peça para obter o máximo valor e retorno sobre o investimento e esforço.
“Pegue, por exemplo, um webinar. Os profissionais de marketing trabalharam muito para criar esses ativos, impulsionar os registros e hospedar esses eventos. Depois que o webinar aconteceu, a maioria das marcas os colocou no site como ativos “sob demanda” e os deixou acumular poeira.
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“Em vez disso, pegue os diferentes insights do webinar e transforme-os em conteúdo escrito. Corte pequenas partes do webinar e libere clipes que podem ser lidos para direcionar as pessoas de volta ao conteúdo. Os participantes fizeram perguntas? Transforme isso em conteúdo de blog, social ou mesmo de áudio e vídeo. Se o webinar for de natureza coloquial, considere a criação de uma série de áudio que seu público possa ouvir enquanto corre. A lista continua.
Você não precisa ter um orçamento enorme para ter uma estratégia de marketing de conteúdo eficaz (e ótima). Reutilizar, redefinir e repromover conteúdo , especialmente o conteúdo que ressoou com seu público, deve ser uma prática a que todo profissional de marketing de conteúdo se inclina. ”
3 fatores para melhorar a eficácia do marketing de conteúdo
Em um cenário onde a barreira de entrada é baixa, mas a barreira é alta, existem algumas coisas importantes a serem consideradas se você quiser ganhar no marketing de conteúdo com sua startup:
- Foco : escolha um número limitado de canais e aprenda a fazê-los muito bem.
- Qualidade : levará algum tempo para se tornar proficiente. Não foque demais nas métricas nas primeiras semanas / meses; foco na produção de qualidade.
- Consistência : o marketing de conteúdo é um jogo de vitória com efeito composto. Limite-se ao seu canal para ver retornos exponenciais ao longo do tempo.
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Holly Pels diz: “Como o conteúdo pode ser uma força motriz para muitas áreas do negócio, muitas marcas caíram na armadilha de pensar que mais conteúdo significa melhores resultados. A realidade é que mais conteúdo geralmente significa apenas mais conteúdo, mais custo e menos eficiência. ”
O bom marketing de conteúdo torna você memorável
Ian Luck , VP de Marketing da CustomerGauge (fundada em 2007) afirma: “As startups em estágio inicial devem se concentrar na elaboração de sua mensagem única de entrada no mercado e, em seguida, encontrar pessoas com ideias semelhantes para aceitar essa mensagem. Seja único e tome uma posição no mercado. ”
O poder do marketing de conteúdo é gerar e capturar demanda. Se o seu conteúdo for lido como o de qualquer outra pessoa, você poderá receber o clique – mas ninguém se lembrará de você.
Sua marca e sua voz realmente importam. Eles transformam um SEO ou clique social em um fã ou lead em potencial.
Matthew Brew , chefe de marketing da EduMe (fundada em 2016), disse com razão: “Recursos de conteúdo internos são cruciais. Escrever é muito revelador – você pode ler o nível de interesse de alguém sobre o que está escrevendo. É por isso que você precisa de pessoas envolvidas em sua missão de serem verdadeiros guardiães da marca, para realmente incorporar (ou criar) seu tom de voz. ”
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O bom marketing de conteúdo é, antes de mais nada, único. O bom marketing de conteúdo faz com que você fique em primeiro lugar quando um cliente em potencial iniciar seu ciclo de compra.
Um exemplo famoso é o “ blog aberto ” do Buffer, onde eles compartilham toda a sua jornada de inicialização, incluindo finanças.
Foi único, assumiu uma posição e continua a atrair atenção, cliques e clientes.
Um exemplo mais recente é o da série de vídeos Wynter Games da startup Wynter, fundada em 2020.
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Uma vez por mês, este evento online ao vivo cobre tópicos relacionados ao marketing B2B.
As Histórias de criadores do ConvertKit são outro grande exemplo, esta é uma série de blogs que apresenta artistas, jornalistas e músicos.
O ConvertKit também lançou um novo podcast em 2020 chamado The Future Belongs to Creators .
É envolvente, compartilhável e conecta o Convert Kit ao seu público-alvo.
Medindo o sucesso como uma startup: uma abordagem contra-intuitiva
Nos primeiros dias de uma startup, o marketing de conteúdo é uma ferramenta poderosa para testar sua oferta e construir relacionamentos iniciais.
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Seus objetivos devem ser produzir conteúdo de alta qualidade e refinar suas mensagens e ofertas.
Ellie Mirman, da Mulberry (fundada em 2018), diz: “Lembre-se de que a medida de sucesso para aquele conteúdo inicial pode não ser em termos de visualizações, links ou classificações de palavras-chave, mas sim focar em obter validação de mercado para ideias / tópicos.
“Com o tempo, você aprenderá o papel que diferentes tipos de conteúdo desempenham em seu mix de marketing – o que é necessário para SEO, incentivo, RP, etc. – e então poderá alinhar suas medidas de sucesso com cada um desses objetivos.”
Ian Luck acrescenta: “O benefício que as startups têm sobre as organizações estabelecidas maiores é a agilidade. As startups devem se concentrar na criação de uma comunidade em torno de seu go-to-market e visão do mercado exclusivos – em seguida, trazer 5x o conteúdo para o mercado como seu concorrente mais próximo. ”
Depois de se tornar proficiente na produção de conteúdo de alta qualidade , você pode passar mais tempo rastreando as métricas clássicas de marketing – classificações de pesquisa, visualizações de página, conversões, receita – com mais detalhes.
Idéias de marketing de conteúdo com um orçamento pequeno
Matthew Brew recomenda que as startups sejam criativas e diz: “Nada está fora dos limites! Desde encontrar maneiras de se destacar nas redes sociais com sua marca de empregador, até transformar líderes seniores em influenciadores, abordando-os em busca de conteúdo ”.
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Aqui estão algumas ideias para ideias de marketing de conteúdo em um orçamento que podem levar a resultados imediatos porque aproveitam plataformas que já têm um público:
- Aparecendo em podcasts do setor.
- Marca do empregador e defesa dos funcionários.
- Falando em conferências.
- Hospedar ou falar em webinars.
- Parcerias de marca e campanhas de influenciadores .
- Criação de um relatório do setor de marca conjunta.
- Participar de uma comunidade online (grupos do Facebook ou LinkedIn, Slack, Whatsapp).
- Fazendo uma campanha no ProductHunt.
- Listando uma oferta no AppSumo.
- Produzindo artigos do LinkedIn ou do Medium.
- Executando uma campanha de divulgação direcionada (LinkedIn ou e-mail).
Resumo
O marketing de conteúdo é uma ferramenta poderosa para criar e capturar a demanda – isto é, se você estiver excepcionalmente comprometido e não se distrair.
Em vez de iniciar uma tonelada de iniciativas e canais de uma vez, aprimore seu foco. Escolha algumas iniciativas que irão alavancar públicos existentes para obter feedback e primeiros leads para alguns ganhos rápidos.
Em seguida, concentre-se nos canais que seu perfil de cliente ideal adora. Fique realmente bom em um antes de mergulhar os dedos do pé no próximo.
Encontre o que funciona no seu lugar único no mercado e faça de novo!
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Créditos de imagem
Todas as capturas de tela feitas pelo autor, junho de 2021