O médico responde a perguntas comumente encontradas no Google sobre coronavírus

O médico responde a perguntas comumente encontradas no Google sobre coronavírus
Perguntas frequentes sobre o bloqueio do coronavírus e as perguntas mais comuns no Google sobre o coronavírus. Foto: Times of India

11 min de leitura

Muitas pessoas gostariam de saber se o médico responde a perguntas comumente pesquisadas no Google sobre o coronavírus. O coronavírus se espalhou para quase todos os países e territórios do mundo.

A doença matou mais de 387.000 pessoas e infectou mais de 6,5 milhões, de acordo com dados compilados pela Universidade Johns Hopkins . Mais de 2,7 milhões de pessoas se recuperaram.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e organizações internacionalmente reconhecidas mudaram de ideia várias vezes ao responder à pergunta de quanto tempo o coronavírus sobrevive no corpo humano, como ele se espalha, quanto tempo sobrevive em qualquer tipo de avião.

No entanto, apesar da pesquisa constante sobre o vírus, ainda há muita confusão entre as pessoas sobre vários problemas menores relacionados ao vírus. Aqui estão 20 respostas às perguntas mais comuns no Google sobre coronavírus.

O médico responde a perguntas comumente encontradas no Google sobre coronavírus

1. Por quanto tempo uma pessoa infectada pode infectar outra?

Os cientistas dizem que, quando o vírus entra no corpo, leva em média cinco dias para que os sintomas apareçam. Mas, em alguns casos, os sintomas podem demorar mais para aparecer.

O período de incubação é o momento em que um vírus está presente no corpo humano, mas nenhum sintoma é observado, o período de incubação é de até 14 dias no caso do Covid-19 – de acordo com a Organização Mundial de Saúde.

Mas alguns pesquisadores afirmam que esse período pode ser de até 24 dias. Isso significa que os germes podem permanecer latentes em seu corpo por muito tempo.

Se o coronavírus for detectado pela primeira vez no corpo de uma pessoa e os sintomas desaparecerem em três a cinco dias, presume-se que ela não será capaz de infectar ninguém após 24 dias do primeiro dia de cálculo.

No entanto, se o paciente infectado for apenas um paciente com sintomas leves e os sintomas desaparecerem em três a cinco dias, a pessoa será considerada segura após 24 dias, disse ele.

2. Quantas pessoas um paciente pode transmitir a infecção também?

O número médio de pessoas infectadas com Covid-19 em um determinado momento em uma epidemia de infecção por coronavírus é estimado pelo número, que é representado pela letra ‘R’.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o valor médio de R no mundo hoje é de 2 a 2,5 – ou seja, cada pessoa infectada com Covid-19 está transmitindo o vírus para mais de duas pessoas, em média. No entanto, o valor deste ‘R’ varia de país para país e geograficamente para região.

Cientistas disseram que pesquisas patológicas estão sendo feitas em diferentes países com base nas estimativas da Organização Mundial de Saúde. Menos de três pessoas foram infectadas por uma pessoa e os patologistas estão pesquisando para descobrir.

3. Quanto tempo o vírus consegue sobreviver no ar?

Os cientistas têm opiniões diferentes sobre quanto tempo o coronavírus pode sobreviver no ar ou quanto pode viajar no ar. Inicialmente, dizia-se que o vírus não sobrevivia no ar mais do que alguns minutos.

No entanto, alguns estudos relataram posteriormente que o vírus poderia ter ficado no ar por cerca de meia hora – embora os resultados deste estudo não tenham sido aprovados pela Organização Mundial de Saúde.

20 respostas: perguntas comumente encontradas no Google sobre coronavírus

Os cientistas disseram que, se uma pessoa infectada com Covid-19 espirra ou tosse em um lugar e outra pessoa vem e se senta naquele lugar no momento seguinte, a próxima pessoa pode estar infectada. Mas se eles forem para aquele lugar depois de dois ou três minutos, as chances de infecção são menores.

No entanto, também se diz que ao tocar na gota de espirro ou tosse da pessoa infectada, o vírus pode ser transmitido a outra pessoa.

Eles também acham que a presença do vírus no ar pode variar dependendo do clima. É teoricamente possível que o vírus permaneça lá por muito tempo sem ar, mas a quantidade é tão pequena que pode ser ignorada.

4. Quanto tempo dura o vírus em frutas, vegetais, roupas ou pele?

Os especialistas acreditam que a duração do coronavírus varia de plano para plano. Por exemplo, em aviões de plástico e aço, o vírus pode durar até 72 horas, enquanto em papelão pode durar até 24 horas.

Presumimos que o vírus pode sobreviver por até um dia em planícies impermeáveis. Como tal, acredita-se que o vírus sobreviva na pele humana por até 24 horas, disseram eles.

Da mesma forma, o coronavírus pode sobreviver até um dia nas frutas. No entanto, eles acham que o vírus não pode sobreviver nas roupas por muito tempo. O vírus não pode sobreviver por muito tempo em todos os aviões que podem absorver gotículas.

5. Você pode ser infectado por comida feita à mão de uma pessoa infectada?

Se uma pessoa infectada não cozinhar ou preparar alimentos de maneira saudável, você pode correr riscos com esses alimentos. Quando uma pessoa tosse, o minúsculo cuspe que sai com a tosse – chamado de ‘gota’ – pode infectar você se cair em sua mão e se você segurar o alimento com essa mão.

Para quem está preparando comida, é muito importante lavar bem as mãos por 20 segundos antes de pegar qualquer alimento.

6. O tempo frio e a neve não podem matar o novo coronavírus?

Não há base para acreditar que o tempo frio pode matar novos coronavírus ou outras doenças. A temperatura normal do corpo humano permanece em torno de 36,5 ° C a 37 ° C, independentemente da temperatura externa ou do clima.

A maneira mais eficaz de se proteger contra o novo coronavírus é limpar as mãos com frequência com um produto à base de álcool ou lavá-las com água e sabão.

7. Tomar um banho quente não previne a nova doença coronavírus

Tomar um banho de água quente não o impedirá de pegar COVID-19. Sua temperatura corporal normal permanece em torno de 36,5 ° C a 37 ° C, independentemente da temperatura do seu banho ou chuveiro.

Na verdade, tomar um banho quente com água extremamente quente pode ser prejudicial, pois pode causar queimaduras. A melhor maneira de se proteger contra COVID-19 é limpar as mãos com frequência. Para fazer isso, você elimina os vírus que podem estar em suas mãos e evita a infecção que pode ocorrer ao tocar seus olhos, boca e nariz.

8. O novo coronavírus pode ser transmitido através de picadas de mosquito e os humanos podem obter o novo coronavírus de cães e gatos?

Não há informações nem evidências que sugiram que o novo coronavírus possa ser transmitido por mosquitos. Os humanos não podem obter o novo coronavírus de cães e gatos.

Este novo vírus é um vírus respiratório que se espalha principalmente por meio de gotículas geradas quando uma pessoa infectada tosse ou espirra, ou por meio de gotículas de saliva ou secreção nasal.

Para se proteger, limpe as mãos frequentemente com um produto para esfregar à base de álcool ou lave-as com água e sabão e evite o contato próximo com qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando.

9. Os secadores de mãos são eficazes para matar o novo coronavírus?

Não. Os secadores de mãos não são eficazes para matar o vírus Covid-19. Para se proteger contra o novo coronavírus, você deve limpar frequentemente as mãos com um produto para esfregar à base de álcool ou lavá-las com água e sabão.

Suas mãos estão limpas, você deve secá-las bem com toalhas de papel ou um secador de ar quente.

10. As vacinas contra a pneumonia protegem você contra o novo coronavírus?

Não. As vacinas contra a pneumonia, como a vacina pneumocócica e a vacina contra Haemophilus influenza tipo B (Hib), não protegem contra o novo coronavírus. O vírus é tão novo e diferente que precisa de sua vacina.

Os pesquisadores estão tentando desenvolver uma vacina contra o nCoV 2019, e a OMS está apoiando seus esforços. Embora essas vacinas não sejam eficazes contra 2019-nCoV, a vacinação contra doenças respiratórias é altamente recomendada para proteger sua saúde.

11. Comer alho pode ajudar a prevenir a infecção pelo novo coronavírus?

O alho é uma porção de comida saudável e pode ter algumas propriedades antimicrobianas. No entanto, nenhum registro do atual surto de ingestão de alho protegeu as pessoas do novo coronavírus.

12. Adicionar pimenta à sua sopa ou outras refeições não previne ou cura COVID-19

Pimentas na sua comida não podem prevenir ou curar COVID-19, embora sejam muito saborosas. A melhor maneira de se proteger contra o novo coronavírus é manter-se a 1 metro de distância de outras pessoas, pelo menos, e lavar as mãos com frequência e bem. É benéfico para sua saúde geral manter uma dieta balanceada, manter-se bem hidratado, fazer exercícios regularmente e dormir bem.

13. O novo coronavírus afeta pessoas mais velhas ou as pessoas mais jovens também são suscetíveis?

Pessoas de todas as idades podem ser infectadas pelo novo coronavírus. Idosos e pessoas com condições médicas pré-existentes (como asma, diabetes, doenças cardíacas) parecem ser mais vulneráveis a adoecerem gravemente com o vírus.

A OMS aconselha pessoas de todas as idades a tomarem medidas para se protegerem do vírus, seguindo uma boa higiene das mãos e boa higiene respiratória.

14. Pulverizar e introduzir alvejante ou outro desinfetante em seu corpo não o protegerá contra COVID-19 e pode ser perigoso

Sob nenhuma circunstância pulverize ou introduza água sanitária ou qualquer outro desinfetante em seu corpo. Essas substâncias podem ser tóxicas se ingeridas e causar irritação e danos.

Perguntas comumente encontradas no Google sobre coronavírus: Epidemiologia, Fisiopatologia, Diagnóstico

15. Beber metanol, etanol ou água sanitária não previne ou cura COVID-19 e pode ser extremamente perigoso

Beber metanol, etanol e água sanitária pode levar à invalidez e à morte porque são venenos. Às vezes, são usados em produtos de limpeza para matar o vírus em superfícies – no entanto, você nunca deve bebê-los. Eles não matarão o vírus em seu corpo e prejudicarão seus órgãos internos.

Para se proteger contra COVID-19, desinfete objetos e superfícies, especialmente aqueles em que você toca regularmente. Você pode usar alvejante diluído ou álcool para isso e certifique-se de limpar as mãos com frequência e bem e evitar tocar seus olhos, boca e nariz.

16. A exposição ao sol ou a temperaturas superiores a 25ºC não previne a doença coronavírus (COVID-19)

Não importa o quanto o tempo esteja ensolarado ou quente, você pode pegar o COVID-19. Os países com clima quente relataram casos de COVID-19. Para se proteger, limpe bem as mãos com frequência e evite tocar nos olhos, boca e nariz.

17. Você pode se recuperar da doença coronavírus (COVID-19). Pegar o novo coronavírus não significa que você o terá para o resto da vida

A maioria das pessoas que pegam COVID-19 pode voltar e eliminar o vírus de seus corpos. Se você pegar a doença, deve tratar seus sintomas. Se você tiver tosse, febre e dificuldade para respirar, procure atendimento médico o quanto antes – mas ligue primeiro para a unidade de saúde. A maioria dos pacientes se recupera graças aos cuidados de suporte.

18. Ser capaz de prender a respiração por 10 segundos ou mais sem tossir ou sentir desconforto não significa que você está livre da doença coronavírus (COVID-19) ou qualquer outra doença pulmonar

Tosse seca, cansaço e febre são os sintomas mais comuns da COVID-19. Algumas pessoas podem desenvolver formas mais graves da doença, como a pneumonia. Você não pode confirmar isso com este exercício de respiração, que pode até ser perigoso. A melhor maneira de confirmar se você tem a doença COVID-19 produtora do vírus é com um teste de laboratório.

19. Beber álcool não o protege contra COVID-19 e pode ser perigoso

O consumo frequente ou excessivo de álcool pode aumentar o risco de problemas de saúde.

20. O vírus COVID-19 pode ser transmitido em áreas com climas quentes e úmidos

A melhor maneira de se proteger contra COVID-19 é manter uma distância física de pelo menos 1 metro de outras pessoas e limpar as mãos com frequência. Para fazer isso, você elimina os vírus que podem estar em suas mãos e evita a infecção que pode ocorrer ao tocar seus olhos, boca e nariz.

Qual destas ’20 respostas mais comuns no Google sobre coronavírus ‘foi a sua favorita? Deixe-nos saber na seção de comentários abaixo.

Fontes: destruidores de mitos, BBC News, Al Jazeera

O médico responde a perguntas comumente encontradas no Google sobre coronavírus

█▒▒▒ Você pode gostar de: Quem corre maior risco de contrair a doença coronavírus ▒▒▒█

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like