Era uma vez, a Pesquisa do Google girava em torno daqueles gloriosamente simples e fáceis de otimizar para 10 links azuis.
Em seguida, veio uma interface de usuário totalmente nova.
O Google evoluiu para atender cada vez mais a diferentes tipos de resultados de pesquisa e exibições projetadas para atender melhor às necessidades do usuário – rich snippets.
Não é mais suficiente classificar para 10 links azuis.
Então, o que exatamente são rich snippets, por que são importantes no SEO e como você pode otimizá-los? Neste guia, você aprenderá sobre os diferentes tipos de rich snippets e como usar dados estruturados para ajudar o Google a entender quando sua página pode ser a melhor opção para um rich snippet.
Vamos começar!
O que são rich snippets?
Rich snippets são resultados da Pesquisa Google aprimorados com dados ou funcionalidades adicionais. Esses resultados avançados adicionam interesse visual, mais informações e maior utilidade para os pesquisadores.
Usar sua estratégia de SEO para direcionar rich snippets pode ajudar a aumentar sua CTR orgânica geral (taxas de cliques).
Rich snippets ajudam a SEO?
Embora seja geralmente aceito que ir atrás de rich snippets usando a marcação de dados estruturados correta irá melhorar alguns aspectos de seu SEO, John Mueller do Google mencionou que não é um fator de classificação direto:
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“Com relação ao uso de dados estruturados em geral para classificação, acho que é meio complicado.
Portanto, por um lado, usamos dados estruturados para entender melhor as entidades em uma página e descobrir onde essa página é mais relevante.
… Mas isso não significa que o mostraríamos a mais usuários ou que teria uma classificação melhor. ”
Como Roger Montti explica nessa postagem, “É importante observar que, embora os dados estruturados não existam atualmente como um fator de classificação, eles ajudam a comunicar fatores de conteúdo na página, como as entidades que são o assunto da página”.
Além disso, Martin Splitt explicou recentemente que, só porque eles não usam dados estruturados agora, não significa que não os usarão no futuro.
Os diferentes tipos de rich snippets
Embora haja uma grande variedade de rich snippets disponíveis para otimização, muitos deles se aplicam a certos tipos de sites.
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Vamos examinar alguns dos tipos mais comuns de rich snippets e, em seguida, ver como otimizá-los.
- Marcação do produto.
- Música.
- Avaliações.
- Eventos
- Receitas
Marcação de Produto
A marcação é exibida para produtos específicos – e inclui atributos como preço, disponibilidade e classificações de resenhas.
Música
Essa marcação mostra informações sobre música, como álbuns, datas de lançamento e muito mais.
Avaliações
A marcação de comentários exibirá as avaliações com estrelas abaixo de um snippet nos resultados da pesquisa. Você pode ter uma classificação de até 5 de 5, onde 5 é a mais alta e 1 é a mais baixa.
Eventos
A marcação de eventos é necessária para fornecer informações sobre eventos específicos junto com sua localização, a hora do evento, suas datas e muito mais, dependendo do que você deseja mostrar sobre aquele evento.
Receitas
Quando você usa a marcação de receitas, isso permite incluir os dados estruturados em seu site de receitas. E isso só se aplica a receitas.
Rich snippets x rich results x trechos em destaque
Alguns usam os termos “resultados aprimorados” e “rich snippets” alternadamente. No entanto, os rich snippets são apenas um tipo de resultado aprimorado.
Você pode explorar todos os vários tipos de pesquisas aprimoradas na Galeria de pesquisa do Google .
Tipos de resultados avançados como Produto , Podcast , Aplicativo de software (atualmente em beta) e Sitelinks adicionam mais informações e / ou funcionalidade a um snippet de pesquisa existente (resultado).
Outros tipos de resultados ricos adicionar uma característica totalmente nova para a SERP, como é o caso com a Receita ouFilme carrosséis, anúncio de trabalho caixas, Como carrosséis, e muito mais.
Confira este artigo sobre trechos em destaque para um mergulho profundo em todos os tipos de trechos em destaque disponíveis na Pesquisa Google.
Por causa dessa variação significativa de snippets em destaque e como eles variam de acordo com o setor , pode ser difícil usar isso como parte de sua estratégia de otimização.
Como funcionam os rich snippets?
Os dados estruturados são um tipo de codificação que destaca tipos específicos de dados em sua página, tornando mais fácil para o Google entender o contexto desses dados.
Digamos, por exemplo, que você crie uma página de perguntas frequentes (FAQ) que gire em torno do aprendizado eficaz de piano.
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Você usaria o tipo de dados estruturados da página de perguntas frequentes do Schema.org para fazer isso.
Os dados estruturados permitem que o Google compreenda e exiba totalmente os dados reais. Ele adiciona contexto e exibe os atributos que o Google adora.
Isso permite que você adote uma abordagem mais proativa e garanta que está fornecendo ao Google esses dados de uma forma que você controle, em vez de esperar que a IA entenda o que ele pensa que você deseja.
Por não ser um fator de classificação direto, no entanto, a marcação de dados estruturados não impulsionará automaticamente seu site para o topo das SERPs.
Isso ajudará a página a ganhar mais cliques porque resulta em informações melhores e mais úteis exibidas para os usuários do Google no SERP.
Para SEO local, você pode esperar alguns benefícios significativos do uso de marcação de dados estruturados. Os campos de comércio eletrônico ou qualquer pessoa com produtos específicos podem se beneficiar do uso de dados estruturados dessa maneira.
Como você otimiza para um rich snippet?
Primeiro, você precisa construir sua marcação de dados estruturados. Então, você precisa testá-lo.
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Finalmente, você pode liberar seus dados na forma de uma implantação final.
Construindo Seus Dados
A otimização para o cobiçado rich snippet inclui várias práticas recomendadas, a primeira das quais usa dados estruturados do Schema.org .
Os dados estruturados permitem que você otimize seu snippet de forma que inclua todas as informações básicas de que esse snippet precisa, com base no tipo de dados que já está no vocabulário do Schema.org.
Qual é o vocabulário do Schema.org?
Em primeiro lugar, o vocabulário inclui um dicionário completo de tipos de dados. Esses tipos de dados são todos predefinidos, dependendo do seu tópico e setor.
Há até dados estruturados do advogado Schema.org disponíveis no vocabulário, se você estiver inclinado.
O Google oferece suporte a dados estruturados do Schema.org, que são mapeados para entidades individuais com base no que o Google já possui em seu banco de dados. Ao usar dados estruturados do Schema.org, você otimiza para essas entidades.
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Todos os principais mecanismos de pesquisa oferecem suporte a eles, portanto, você não precisa se preocupar em adaptar o Schema.org a determinados mecanismos de pesquisa.
Realizar pesquisas no Schema.org ajudará você a encontrar a correspondência de tipo de dados certa para as entidades e tópicos para os quais está otimizando.
Depois de ter o tipo de dados correto, tudo o que você precisa fazer é codificar a marcação.
Você pode usar dados estruturados HTML padrão ou dados estruturados JSON-LD.
A documentação do desenvolvedor da web do Google contém mais informações que você pode usar para identificar o que você precisa fazer, dependendo de seus pontos de otimização.
Teste seus dados
Em seguida, é importante testar seus dados com a ferramenta de teste de resultados avançados do Google . Isso substituiu a obsoleta Ferramenta de teste de dados estruturados.
O processo de teste geralmente é muito simples:
Etapa 1: copie seu código.
Etapa 2: cole seu código ou URL nos campos corretos.
Etapa 3: Clique em Testar código.
Certifique-se de revisar e reparar todos os erros descobertos pela ferramenta.
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Implante seus dados
Depois de concluir seus testes e descobrir que tudo funciona bem, você pode implantar os novos dados de acordo.
Avaliação do desempenho de rich snippets
Existem várias maneiras de medir o desempenho de seus rich snippets.
Um é por meio do Semrush, que o orienta pelo processo passo a passo.
A outra é por meio do Ahrefs, que oferece um guia que mostra como você pode usar o filtro de recursos SERP para rastrear ganhos (e perdas) de desempenho específico para certos tipos de snippets SERP.
Você também pode implementar o rastreamento de tags por meio do Gerenciador de tags do Google . As tags GTM podem ser usadas para marcar páginas com dados estruturados específicos, e você pode usar os insights coletados desses relatórios para descobrir como está realmente se saindo usando suas próprias ferramentas de medição.
Claramente, rich snippets são uma ótima maneira de melhorar sua visibilidade online
Alguns setores podem não se adequar bem a certos tipos de marketing neste meio, por isso é importante fazer uma análise completa de seu setor que identifique oportunidades onde haja rich snippets a serem alcançados.
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Identificando sua estratégia desde o início e trabalhando para implementar seus dados corretamente, é possível aumentar sua visibilidade online por meio de rich snippets como uma vantagem estratégica adicional.
Afinal, a melhor estratégia é aquela que aborda várias frentes, em vez de focar em resultados únicos.
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Créditos de imagem:
Todas as capturas de tela feitas pelo autor, junho de 2021