John Mueller responde o que fazer sobre o link building

John Mueller responde o que fazer sobre o link building

John Mueller, do Google, respondeu a uma pergunta sobre as práticas de link building em um hangout no horário comercial. Mueller descreveu as ações passivas e pró-ativas do Google contra certos links e ofereceu sugestões para a melhor maneira de adquirir links.

A pessoa que fez a pergunta observou que assistiu a muitos vídeos de link building no YouTube e leu estudos de caso que demonstraram que o link building é necessário para obter melhores classificações.

A pergunta feita:

“… A questão é sobre as práticas de link building. Então … abordamos muitas … empresas … elas dizem que cobrarão milhares de dólares ou dez milhares de dólares para obter o link … da página inicial ou dos sites de notícias e …

Eles também falam muito … sobre … devemos conseguir uma alta autoridade … link e coisas assim. ”

Em seguida, ele explicou como as empresas que ele abordou mostraram a ele exemplos de sites com alta classificação por causa de seu link building.

A pessoa continuou:

“… Eles também mostram isso, veja que este é um site que está bem classificado no… Google e… eles pegaram nosso serviço e nos pagaram.

Portanto, se você nos pagar, seu site também será classificado, porque vamos colocar … o backlink do seu site com o bom artigo na página inicial … ”

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“Tais práticas” são necessárias para se classificar no Google?

Em seguida, ele questionou a sabedoria de gastar dinheiro no que ele considerava como construção de links de baixa qualidade , o que ele chamou de “ tais práticas ”, implicando em práticas de manipulação.

Ele parecia preocupado com o fato de que, de acordo com as alegações do link building, os rankings de busca do Google recompensam práticas manipulativas que custam milhares de dólares.

Ele continuou a pergunta:

“Não acho sensato investir ou não nessas práticas. Tipo, quais são a sua opinião, quais são as suas palavras finais?

E mais uma coisa. … Há muitas pessoas no YouTube e estão escrevendo muitos blogs, também como se essas fossem as melhores práticas de link building, você faz isso… e você faz assim e eles estão cobrando muito dinheiro, mas nós não não quero me envolver em coisas assim. ”

A pessoa que fez a pergunta terminou perguntando:

“Nós só queremos saber … o que devemos fazer agora?

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Captura de tela de John Mueller no Hangout de horário comercial

John Mueller responde o que fazer sobre o link building John Mueller, do Google, fez uma pausa para responder à pergunta sobre o que fazer em relação ao link building

John Mueller relatou como o Google trata os links artificiais:

O que você deve fazer agora

Acho que é uma pergunta supercomplicada porque não existe uma resposta para todos.

Então eu acho que antes de tudo, como você provavelmente reconheceu, construir links artificialmente, soltar links em outros sites, comprar links, tudo isso vai contra as diretrizes do webmaster.

E agimos nisso algoritmicamente, agimos manualmente.

E as ações que tomamos incluem rebaixar o site que está comprando os links, rebaixando o site que está vendendo os links.

Às vezes, também realizamos ações mais sutis, pois simplesmente ignoramos todos esses links. ”

John Mueller responde o que fazer sobre o link building

John Mueller, do Google, diz que links pagos não surtem efeito:

“Por exemplo, se reconhecermos que um site está vendendo links regularmente, mas eles também têm outras coisas em torno disso, então frequentemente entramos e dizemos tudo bem, ignoraremos todos os links neste site.

Isso basicamente significa … muitos desses sites são coisas onde as pessoas ainda vendem links porque é como se eles pudessem vender e encontrar um vendedor, então é claro que tentarão fazer isso.

Mas esses links não têm absolutamente nenhum efeito.

Então, isso parece uma grande perda de tempo do meu ponto de vista. ”

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Mueller termina sua resposta sugerindo táticas de link building amigáveis ao Google.

Sua primeira sugestão é o clássico criar conteúdo e contar aos outros sobre essa abordagem. É um oldie, mas um goodie, mas pode funcionar.

Mueller sugere construí-lo e contar aos outros sobre ele:

“Dito isso, acho que há maneiras de abordar o tópico dos links de uma forma menos negra, quando você compra links de outros sites.

Mas onde você está realmente criando conteúdo que você sabe que atrairá links e então sair e entrar em contato com outros sites e dizer ei, nós temos esse conteúdo interessante, você não quer dar uma olhada nele?

E… meio que incentivando eles a fazerem um link para o seu site, mas sem esse tipo de troca de valor, troca de dinheiro, tudo isso.

E isso é algo em que algumas pessoas têm muita experiência em fazer isso e podem realmente guiá-lo para encontrar as áreas de tópico que são interessantes para outras pessoas. ”

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Criar conteúdo e contar aos outros sobre isso nem sempre é uma estratégia apropriada para um site de comércio eletrônico. Um site de comércio eletrônico oferece produtos, não artigos.

Atrair links para páginas de produtos é um dos tipos de links mais difíceis de adquirir, porque as pessoas geralmente não se sentem entusiasmadas com determinados produtos e, quando se sentem entusiasmadas, a loja de comércio eletrônico típica é uma loja entre milhares que vendem o mesmo produto.

O problema de atrair links para páginas de produtos é que é extremamente difícil argumentar que uma loja entre milhares merece mais um link do que outras lojas que vendem produtos idênticos.

A tática de construir conteúdo para ajudar a classificar a página de um produto raramente funciona porque os links adquiridos para esse conteúdo aumentam o conteúdo e não os produtos.

Pode-se criar um link interno das páginas de conteúdo para as páginas de produtos e isso pode ajudar.

Mas raramente vi isso acontecer, mesmo para páginas de conteúdo que se tornaram virais.

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Simplesmente não há substituto para um link direto para uma página de produtos.

Aqui está o que John Mueller disse sobre a aquisição de links:

“Se você vende geladeiras, obviamente uma página de categoria de geladeiras não será muito interessante para outras pessoas.

Mas se você puder criar uma pesquisa sobre geladeiras que seja de alguma forma fascinante para os outros, isso é algo muito mais interessante para as pessoas que dizem, oh … aqui está uma pesquisa muito legal sobre geladeiras.

Você sabia que eles eram assim ou foram inventados assim ou o que quer que seja.

Esse é o tipo de coisa em que você está criando algo que outras pessoas acham interessante e ao qual outras pessoas desejam criar um link.

Do meu ponto de vista, esse é o tipo de link building com o qual tenho menos problemas, porque você está criando algo que outras pessoas estão vinculando a ele por causa do que você criou.

Mas não é que outras pessoas estejam criando links para o seu conteúdo porque você está dando dinheiro para isso ou porque você tem uma espécie de relacionamento secreto com o outro site.

Então esse é o tipo de direção que eu tomaria. ”

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Em seguida, Mueller deixa de oferecer sugestões construtivas para construir links e volta a desencorajar soluções de curto prazo porque elas podem fazer com que você seja banido, não vá atrás de recompensas de curto prazo às custas do sucesso de longo prazo. É basicamente o que ele aconselhou (você pode assistir ao vídeo abaixo se estiver interessado).

Alguns sites têm vantagens integradas que os ajudam a adquirir links. Por exemplo, o conhecimento da marca pode ajudar a criar links porque a marca é conhecida e, portanto, capaz de construir confiança com um site que pode ter um link para ela.

E isso pode distorcer os resultados de pesquisa do Google para favorecer o site com mais links e não mostrar o site mais popular que um pesquisador provavelmente gostaria de ver.

Por exemplo, uma loja extremamente popular que não vou nomear não pode ser classificada por seus termos-chave, que eles pagam ao PPC para aparecer para esses termos de pesquisa.

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Essa empresa, que chamarei de Site A, tem uma popularidade que é amplamente impulsionada pelas mídias sociais, boca a boca, e não por pesquisas. Eles são um exemplo de empresa verdadeiramente popular em seu nicho.

Duas frases de palavra-chave que a loja popular deve classificar, mas não contém as marcas principais usuais que seriam de se esperar. Uma é a frase de duas palavras altamente competitiva e a outra é a frase de três palavras mais descritiva.

As páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs) para a frase de duas palavras-chave têm um resultado de pesquisa em quarto lugar que é uma loja física regional (Site B) com lojas em alguns estados rurais.

O Site A é a loja extremamente popular e o Site B é a loja regional.

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  • O site A é muito popular online, com dezenas de milhões de seguidores nas redes sociais.
  • O Site B tem seguidores de mídia social na casa dos seis dígitos.

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O gráfico do Google Trends deixa claro que há um enorme tráfego de pesquisa para a marca do Site A, mas o Google classifica um site relativamente impopular como o 4º em uma frase-chave de duas palavras altamente cobiçada.

O relativamente impopular Site B é um site regional que obtém muitos links de sites de notícias regionais. Eles também têm links ao vivo (com códigos de cupom) de “influenciadores” que parecem indicar uma campanha promocional ativa.

Esses códigos de cupom, a propósito, não são de um programa de afiliados porque o Site B não tem um programa de afiliados. Portanto, pode ser que o código do cupom e o link ativo não não seguido sejam de um acordo privado entre o blogueiro e a empresa.

Aqui está um gráfico do Google Trends que mostra como o Site A é quase tão popular quanto o McDonald’s:

John Mueller responde o que fazer sobre o link building

Como você pode ver, o site A é quase tão popular quanto o McDonald’s, mas não pode superar uma loja regional que tenha links decentes …

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Desempenho no Bing

O Bing é mais resistente a spam de links do que o Google. Quando eu procuro no Bing, ele não classifica o Site A para a frase de duas palavras. Mas também não classifica o Site B, o que indica que o Bing provavelmente não foi influenciado pelos links da maneira como o Google foi.

O mais interessante é que o Bing classifica o altamente popular Site A para a frase de três palavras mais descritiva. Se você quiser ver se algo está classificado em alta no Google por causa dos links, verifique as mesmas palavras-chave no Bing.

Se as SERPs forem basicamente as mesmas, exceto que o site suspeito não está classificado no Bing, isso é uma pista de que esse site pode estar classificado no Google por causa dos links.

Esta é apenas uma ilustração que mostra o poder dos links para influenciar os resultados de pesquisa do Google.

Voltando para a pessoa que fez a pergunta a John Mueller, pode-se entender a frustração inerente à pergunta que foi feita:

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“Nós só queremos saber … o que devemos fazer agora?

A resposta sobre como construir popularidade boca a boca promovendo o site para usuários e sites é difícil de responder.

Existem muitos por aí propondo soluções de curto prazo para problemas de longo prazo e pode ser frustrante ver essas soluções continuamente propostas como a resposta.

Citação

Assista a resposta de John Mueller sobre o link building na marca de 1 minuto:

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