5 min de leitura
Dra. Sarah Hyland , Daily US Times : O número de mortes causadas pelo coronavírus em todo o mundo aumentou para 2 milhões no sábado. Uma das tendências que os especialistas agora especulam é que mais homens estão morrendo do que mulheres. As estatísticas de cada um dos países afetados mostram que os homens estão morrendo mais do que as mulheres em todos os lugares.
De acordo com o site WorldMeter 50-50, que fornece estatísticas por hora sobre a doença de Covid-19 em todo o mundo, verifica-se que na cidade de Nova York, que morreram desde 14 de abril, 62% são homens. Mesmo não havia sintomas de hipertensão, diabetes ou doenças cardíacas em seu corpo. No caso deles, 72 homens morrem em cada 100 mortos.
Na China, quase o dobro de mulheres morreram. 70 por cento de todas as mortes na Itália são de homens. Mesmo em países como a Coreia do Sul, onde as mulheres são mais infectadas (61%), a taxa de mortalidade é maior do que a dos homens, cerca de 54%.
Por que os homens estão morrendo mais?
Os especialistas não entendem por que essa tendência está acontecendo. “Falando francamente, não podemos dizer exatamente por que Covid-19 está causando mais mortes de homens do que mulheres. Só posso dizer que ser mais velho também aumenta o risco. Diz Sabra Klein, professora de saúde pública da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos.
Não apenas o coronavírus, mais epidemias ocorreram nos últimos tempos (SARS, MARS), mas também foi demonstrado que os homens estão morrendo com maior probabilidade de morrer de infecção. Pesquisadores e médicos estão dando algumas explicações sobre por que o coronavírus está causando essa desigualdade de gênero, mas ainda são senso comum, não pesquisados.
Angela Rasmussen, virologista da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, diz que os dados do censo de todo o mundo também mostram que os riscos para a saúde dos homens são relativamente altos. Em muitos dos países onde o vírus é mais prevalente (Itália, China, Coréia do Sul), as mulheres vivem mais do que os homens. De acordo com a maioria dos especialistas, isso está por trás do estilo de vida dos homens.
Por exemplo, a disciplina é menor na vida dos homens do que nas mulheres. Eles fumam mais, bebem mais álcool e têm maior probabilidade de sofrer de doenças cardíacas, câncer, diabetes ou pneumonia. Como resultado, eles têm um risco maior de morrer de coronavírus, porque aqueles que já têm outra doença grave em seu corpo têm maior probabilidade de morrer em Covid-19.
De acordo com estatísticas da Organização Mundial de Saúde (OMS), na China, apenas 48% das pessoas obesas com mais de 15 anos fumam, enquanto as mulheres representam apenas 2%.
Os hormônios sexuais estão protegendo as mulheres
Além disso, muitos pesquisadores dizem que algumas diferenças fisiológicas entre homens e mulheres podem ter funcionado por trás disso. As diferenças hormonais podem desempenhar um papel. Um após o outro estudo descobriu que a capacidade do sistema imunológico no corpo das mulheres é relativamente alta.
De acordo com um estudo publicado na revista Human Genomics of the Medical – existe um grande número de genes dentro do cromossomo X do corpo que aumentam o sistema imunológico.
O número de cromossomos X no corpo de uma mulher é duas vezes maior do que o de um homem, então o corpo da mulher é mais forte do que o do homem na resistência a infecções.
O risco de doenças cardíacas é muito baixo nas mulheres
O risco de doença cardíaca é muito baixo em mulheres até certa idade. Nenhuma mulher de 50-55 anos teve um derrame. Mas muitos homens mais jovens estão tendo derrames. Até a menopausa, as mulheres têm menos probabilidade de ter um ataque cardíaco devido aos hormônios sexuais. É por isso que os homens estão morrendo mais durante a pandemia de coronavírus.
Além disso, quando se trata de estilo de vida, as mulheres fumam menos e bebem menos. Como resultado, eles são menos propensos a sofrer de doenças cardíacas e hipertensão naturalmente.
A mesma observação do Serviço Nacional de Saúde (NHS) na Inglaterra – os homens estão morrendo porque, os homens são mais propensos a ter problemas com doenças cardíacas ou pneumonia, especialmente entre os homens do sul da Ásia e de ascendência africana.
Riscos de sexismo!
Não há diferença entre homens e mulheres no diabetes, mas os homens têm maior probabilidade de sofrer de doenças cardíacas ou hipertensão. Na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos, por que mais negros e outras minorias estão morrendo com o coronavírus – deve ser considerado, além dos riscos de sexismo.
Em um editorial no jornal médico de renome mundial Lancet, ainda não está claro se o risco de infecção por coronavírus aumenta ou diminui no gênero, mas agora está bastante claro que mais homens estão morrendo em COVID 19.
Assim, diz o Lancet, as diferenças na resposta à doença quanto ao gênero devem ser levadas em consideração em seu tratamento e na pesquisa de vacinas. “Se o problema for ignorado, o resultado não será bom.