25 min de leitura
Muitas pessoas ao nosso redor estão sempre vivendo com essa tendência de esquecer. Não há solução neste caso? Claro, existem algumas maneiras naturais de aumentar o poder da sua memória. O esquecimento é um sintoma comum do envelhecimento. Assim como o corpo de uma pessoa muda com a idade, o mesmo ocorre com sua inteligência. Como resultado, algumas pessoas levam tempo para aprender algo novo. Eles não conseguem se lembrar de informações como antes ou perdem coisas como óculos. Esses são sinais de esquecimento leve e não são um problema grave de memória. Algumas pessoas mais velhas podem não se sair melhor do que os jovens em testes complexos de memória ou aprendizagem.
No entanto, os cientistas descobriram que os adultos saudáveis se saem melhor do que os jovens nesses experimentos, se tiverem tempo suficiente. A capacidade mental de adultos saudáveis, como o vocabulário, tende a melhorar com a idade.
★ O que é amnésia?
A perda de memória é uma forma incomum de amnésia. Amnésia é uma condição em que a memória de uma pessoa é perdida ou perturbada. Muitos fatores podem causar isso. Pessoas com esse problema podem esquecer eventos ou memórias futuras ou, em alguns casos, ambos. A amnésia é uma deficiência de memória causada por danos cerebrais, doenças, pílulas para dormir, drogas hipnóticas e problemas físicos.
A memória pode ser total ou parcialmente perdida.
★ Existem dois tipos principais de amnésia:
Amnésia retrógrada e amnésia anterógrada e não são mutuamente exclusivas. Isso pode acontecer ao mesmo tempo.
A amnésia retrógrada é a incapacidade de lembrar informações antes de um determinado dia, dependendo do dano. A incapacidade de transferir novas informações do repositório de curto para o de longo prazo é chamada de amnésia anterógrada. Quem sofre dessa doença não consegue se lembrar de nada por longos períodos.
Certas situações afetam nossa memória e nos tornam mais desatentos do que o normal, como falta de concentração, depressão, doenças físicas, idade, medicamentos, demência e assim por diante.
10 PASSOS PARA MELHORAR SUA MEMÓRIA
★ O que é demência?
A demência é definida como a perda severa da capacidade de uma pessoa de pensar corretamente. Não é uma doença perse, mas uma série de sintomas que podem levar a outras doenças graves, como o mal de Parkinson e o mal de Alzheimer.
★ Diferença entre demência e amnésia
★ A demência não é uma doença, mas uma série de sintomas que levam a doenças mentais graves. A amnésia, por outro lado, é uma condição mental grave que afeta a memória de uma pessoa.
★ Os sintomas de demência podem afetar a memória de uma pessoa. Mas geralmente afeta a tomada de decisão de uma pessoa. Por outro lado, a amnésia é uma forma grave de perda de memória, mas geralmente não afeta a tomada de decisão do paciente.
★ A demência é tratável, mas depende da causa da doença. A amnésia pode ser tratada de muitas maneiras diferentes, seja qual for a causa da doença.
★ A amnésia não é um sintoma. Pode ser forçado, como amnésia infantil. A demência, por outro lado, é puramente o efeito de muitos fatores.
★ Demência de doença prevalente:
A perda de memória devido à velhice é comum e não é motivo de preocupação. Isso é chamado de demência senil. Esquecer onde as chaves, o relógio ou o guarda-chuva foram guardados pela última vez não significa perder a memória. Quando a perda de memória resulta em interrupção do raciocínio, julgamento, linguagem, etc., isso é chamado de demência e precisa ser investigado minuciosamente por um médico.
★ Os sintomas da demência:
Estes são – Não consigo me lembrar de nada. Repetir a mesma pergunta ou repetir a mesma história. Também estou perdido em lugares familiares. Não consigo seguir as instruções. Estou confuso sobre o tempo, as pessoas e o espaço. Estou negligenciando a segurança pessoal, higiene e nutrição.
★ Comprometimento cognitivo leve
Embora a pessoa e aqueles próximos a ela possam compreender a mudança de comportamento que ocorre quando há um ligeiro desvio de sentimento ou consciência, essa mudança não é tão grave quanto perturbar a vida diária ou atividades independentes.
Quando o MCI afeta principalmente a memória, é chamado de “MCI amnéstico”. Esse problema começa com o esquecimento de informações vitais que podem ser lembradas com antecedência, como a reunião, a conversa ou o incidente de alguns dias atrás.
Quando o MCI afeta o pensamento e a memória, ele é chamado de “MCI não amniótico”, onde há problemas para tomar decisões saudáveis, fazer suposições sobre o tempo ou terminar uma tarefa complicada.
O MCI pode ser causado por quaisquer alterações cerebrais nos estágios iniciais da doença de Alzheimer ou outra demência. Os fatores de risco para MCI são os mesmos que os fatores de risco associados à demência. Condições como envelhecimento, história familiar de Alzheimer ou outra demência e aumento do risco de doença cardíaca.
Maneira mais eficaz de MELHORAR A MEMÓRIA
★ Quais são os principais sinais e sintomas?
Os sintomas comuns associados à perda de memória são:
- Esquecendo eventos antigos ou recentes.
- Pensamento diminuído.
- Diminuição da jurisdição.
- Problemas para lembrar procedimentos complexos ou etapas sucessivas.
★ Qual é o principal motivo?
Existem inúmeras causas para a perda de memória. É normal ter alguns problemas de memória com a idade. Outras causas além da idade podem causar perda de memória:
Danos a qualquer parte do cérebro como resultado dos seguintes eventos:
- Tumor cerebral.
- Infecções do cérebro.
- Quimioterapia.
- Hipóxia (falta de suprimento de oxigênio para o cérebro).
- Lesão cerebral.
- Golpe.
Medicamentos:
Muitos tipos de medicamentos OTC podem causar perda de memória, como antidepressivos, anti-histamínicos, antioxidantes, relaxantes musculares, tranquilizantes, pílulas para dormir e analgésicos pós-operatórios.
Algumas doenças mentais podem causar perda de memória, como:
- Estresse excessivo.
- Depressão.
- Transtorno bipolar.
Problemas mentais como estresse, ansiedade, depressão, etc. podem fazer as pessoas esquecerem muitas coisas que podem ser confundidas com demência. Neste caso, aqueles que se aposentaram recentemente ou cujo cônjuge, parente ou amigo morreu sentem-se tristes, preocupados, solitários ou entediados. Muitas pessoas ficam hesitantes e esquecidas por causa dessas mudanças na vida.
A confusão e o esquecimento causados pelas emoções são temporários, e o problema desaparece à medida que os sentimentos desaparecem. Esses problemas psicológicos tornam-se mais confortáveis com a ajuda da família e dos amigos. Mas se esses sentimentos durarem muito tempo, é preciso procurar a ajuda de um médico.
A amnésia pode ocorrer como um sintoma de demência:
- Doença de Alzheimer.
*Demência frontotemporal. - Demência corporal de Louie.
Outras causas de amnésia:
- Álcool e drogas.
- Epilepsia.
- A desnutrição resulta em deficiência de tiamina, o que leva à síndrome de Korsakoff.
- Perda de sono: a quantidade de sono e um sono adequado são essenciais para a memória. A falta de sono ou privação frequente de sono à noite é a causa da depressão.
- Um estudo recente com idosos descobriu que aqueles expostos à poluição natural apresentam uma taxa maior de perda de memória por um longo tempo. Portanto, precisa de um ambiente livre de poluição para economizar memória.
★ Uma variedade de distúrbios de perda de memória:
Muitos tipos de perda de memória nos afetam
- Demência relacionada ao álcool:
As toxinas podem causar demência no cérebro. O consumo excessivo de álcool em geral causa danos a todo o cérebro, o que é característico da demência alcoólica. O consumo excessivo de álcool há muito tempo está associado a problemas cerebrais.
- Deficiências mentais:
Muitas pessoas sofrem de deficiências mentais na velhice. Esse problema ocorre quando os planos do cérebro não entendem o lobo frontal do nosso cérebro.
- Demência:
A demência se refere a um conjunto de sintomas que afetam o cérebro devido a uma doença. Os sintomas incluem problemas de fala, memória e compreensão.
- Memória de curto prazo:
É afetada principalmente por demência, esquecendo-se do nome de familiares ou amigos ou de como fazer as atividades diárias. Mas eles podem se lembrar de memórias de longo prazo; os eventos do passado são claramente lembrados.
- Doença de Alzheimer:
Uma das causas mais comuns de demência é a doença de Alzheimer. A doença altera a química do cérebro e afeta células, nervos e transmissores. O cérebro encolhe à medida que a lacuna aumenta. A doença de Alzheimer causa alterações em diferentes partes do cérebro, resultando na morte de muitos neurônios. Os sintomas da doença de Alzheimer aparecem gradualmente e tornam-se piores e mais persistentes à medida que aumenta o dano às células nervosas. Com o tempo, a capacidade de pensar, julgar, reconhecer familiares ou amigos e realizar tarefas diárias, como dirigir, controlar o dinheiro, etc., diminui. Gradualmente, ele precisa de cuidados gerais.
- Demencia vascular:
Essa demência ocorre quando os vasos sanguíneos do cérebro são danificados. O cérebro depende desses vasos sanguíneos para o sangue oxigenado, e as células cerebrais são destruídas quando há uma escassez desse suprimento, resultando na morte do tecido cerebral. Os sintomas de demência vascular começam abruptamente e dependem de onde ocorreu o derrame e da quantidade de danos causados ao cérebro. Isso resulta em um impacto na memória, linguagem, raciocínio e coordenação da pessoa afetada: mudança de humor e personalidade. O dano causado por um acidente vascular cerebral não pode mais ser reparado. Portanto, é essencial fazer o tratamento assim que os sintomas do AVC apareçam. Devem ser tomadas medidas para prevenir novos acidentes vasculares cerebrais.
- Huntington:
Um defeito no quarto par de cromossomos causa um início gradual de distúrbio cerebral. A pessoa com a doença apresenta movimentos descontrolados, distúrbios de pensamento, depressão e alterações de humor.
Quer melhorar sua memória – Faça isso todos os dias
★ Como esta doença é diagnosticada e qual é o seu tratamento?
O médico faz aos pacientes algumas perguntas específicas para diagnosticar a perda de memória. A resposta é entender o estado de pensamento e memória dos pacientes. Outros testes realizados para determinar a causa da amnésia são:
* Os exames de sangue são feitos para detectar infecções ou a presença de nutrientes no sangue.
* Técnica de imagem cerebral como tomografia computadorizada, ressonância magnética etc.
* Teste cognitivo.
*Punção lombar.
* Angiografia cerebral.
Maneiras de aumentar o poder da sua memória? Qual é o tratamento?
O tratamento desse problema depende da causa exata da perda de memória. Se o problema for devido à desnutrição, é possível trazer de volta a memória fornecendo nutrientes de fora. Não há possibilidade de cura completa com amnésia relacionada à idade e certas condições, como a doença de Alzheimer. Antimicrobianos podem ser usados para tratar a infecção. Apoio familiar, aconselhamento profissional e atenção são necessários para superar os problemas de memória causados pelo vício.
★ Veja como tratar o Alzheimer:
* Certos medicamentos podem ajudar nos estágios iniciais a intermediários da doença, antes que a condição piore.
* Se o problema não diminuir de forma alguma, é necessário consultar um médico regularmente.
★ Aqui está como tratar a demência vascular:
- Sempre mantenha a pressão arterial sob controle.
- Receba tratamento imediatamente se o seu nível de colesterol aumentar.
- Tome cuidado se você tem diabetes.
- Pare de fumar e beber a qualquer custo. * Siga a medicação adequada.
★ Tratamento de deficiência cognitiva leve:
Não há tratamento específico para MCI. Problemas com perda de memória Os médicos freqüentemente prescrevem inibidores da colinesterase para MCI, doença de Alzheimer. Mas geralmente não prescreva inibidores da colinesterase para tratar MCI.
★ Tratamento da demência:
Existem agora 5 milhões de pessoas no mundo que sofrem de demência, e esse número está aumentando. Não há cura para esta doença. No entanto, o risco desta doença pode ser reduzido e pode ser adiado. O risco de desenvolver demência é maior na velhice. No entanto, nem sempre se pode dizer que a doença se deve à idade. Existe o risco de doença hereditária. Especialistas dizem que mudanças no estilo de vida podem reduzir a demência em um terço.
- A maioria das demências progride lentamente e não é curada. No entanto, existem algumas exceções, como demência por falta de vitaminas e hormônios da tireoide, que podem ser tratadas com suplementos. São administrados medicamentos para prevenir o agravamento da demência, como a doença de Alzheimer. * Entre os medicamentos estão o inibidor da acetilcolinesterase, o cloridrato de memantina, um antidepressivo.
★ Conscientização sobre demência:
A ideia de todos nós, as pessoas vão esquecer com a idade. Muitos de nós consideramos isso uma coisa muito normal e não temos consciência de que a demência é uma doença. Existem agora muitos medicamentos que podem ajudar a prevenir o agravamento da demência. Isso é possível nos estágios iniciais, mas a maioria dos pacientes chega ao último estágio. Ao aumentar a conscientização, você pode estar um tanto seguro desde o início da demência.
★ Segunda língua para se livrar da demência:
Um estudo recente publicado no Journal of Neurology descobriu que aprender uma língua diferente da língua materna pode reduzir o risco de demência. Pesquisadores na Índia e na Inglaterra descobriram que aprender um segundo idioma pode reduzir o risco de desenvolver três tipos de demência e retardar o início da doença.
Este estudo foi feito na Índia. Muitas pessoas falam mais de um idioma. Embora os resultados deste estudo não sejam iguais para todas as pessoas, ainda se constata que as pessoas que são proficientes em mais de um idioma têm maior probabilidade de desenvolver demência após uma média de 4,5 anos. O resultado não depende das qualificações educacionais ou da renda do paciente. Qualquer pessoa com proficiência em vários idiomas tem menor risco de demência do que outras pessoas. “O aprendizado de vários idiomas não pode prevenir a demência”, disse o Dr. Thomas Buck, de Edimburgo. “Mas pode atrasar o início da demência.”
★ As seguintes estratégias são benéficas para coisas que você pode fazer para melhorar sua memória:
- O exercício regular para o benefício do coração e dos vasos sanguíneos, que ao mesmo tempo nutre o cérebro. Os exercícios aumentam o tamanho do cérebro, juntamente com os músculos do corpo aumentando o número de sinapses, formam as novas células no cérebro. E o exercício cardiovascular ao ar livre resulta em um suprimento maior de oxigênio e glicose para o cérebro, e deve vitamina D extra.
- Controlar os fatores de risco de doenças cardíacas para proteger o coração e os vasos sanguíneos.
- Como manter o cérebro ativo e se envolver em várias atividades sociais que o mantêm ativo.
- Planeje e anote o trabalho em um caderno ou calendário.
- Tente se envolver em hobbies que ajudem tanto o corpo quanto a mente. Uma forma de aumentar o poder do cérebro é desafiá-lo a fazer algo novo. Isso pode ser feito desenhando ou jogando um jogo online sozinho ou com amigos.
- Faça atividades físicas e exercícios. Vários estudos mostraram que exercícios, como caminhadas, aumentam o desempenho do cérebro. * O consumo excessivo de álcool destrói a memória e danos permanentes ao cérebro. Portanto, evite beber álcool.
- O estômago é freqüentemente chamado de segundo cérebro. Os benefícios de comer uma variedade de alimentos saudáveis chegam ao cérebro por meio de microorganismos digestivos. Amêndoas, sementes oleaginosas, peixes, etc. são bons para a saúde do cérebro. Comer com todos traz benefícios para o cérebro.
- Encontre exercícios ou hobbies para se livrar do estresse, ansiedade e depressão. Se esses problemas persistirem por muito tempo, entre em contato com um médico e tome as medidas necessárias para curá-los.
- Não há nada de novo a dizer sobre a importância do sono. Com menos de cinco horas de sono por noite, o cérebro fica cansado. E se você dorme por mais de 10 horas, o cérebro não tem tempo para acordar. É melhor manter a casa às escuras antes de ir para a cama e acordar de manhã à medida que a luz do dia aumenta. Quando os raios do sol penetram nas pálpebras fechadas, estimulam o cérebro a liberar o hormônio cortisol, estimulando o corpo e a mente e aumentando a concentração.
- Há evidências de que a música pode estimular o cérebro. Enquanto ouve música, todo o cérebro se torna ativo sob a influência da melodia. O cérebro pode guardar memórias de música por muito tempo. É bastante eficaz na prevenção de estados mentais como a demência.
- É imprescindível descobrir o tempo de lazer no gap de trabalho. Relaxando o cérebro e desligando-se, você pode exercitar uma parte diferente do cérebro.
Aumente o poder do cérebro, aprimore a inteligência, estude música, batidas binaurais, melhore a memória
★ Alguns alimentos que podem danificar a memória
Os nutrientes também são essenciais para que nosso cérebro permaneça alerta e ativo. No entanto, os maus hábitos alimentares podem causar danos graves ao nosso cérebro. Alguns alimentos podem causar Alzheimer ou demência. Você pode evitar o risco de perda de memória mudando sua dieta diária e evitando certos alimentos não saudáveis. E você precisa adicionar à lista de alimentos todos os alimentos que irão melhorar a memória. Aqui está uma lista de cinco alimentos que podem prejudicar a memória.
- Atum:
O atum tem muitas proteínas, o que é bastante benéfico para a saúde geral. No entanto, apenas jogar com moderação pode ser benéfico para a saúde. O atum deve ser consumido apenas duas vezes por semana. Ou você deve comer atum somente após o exercício. Comer atum extra pode reduzir o desempenho do cérebro porque contém altos níveis de mercúrio. O mercúrio pode prejudicar a função cerebral. Há muitos benefícios em comer salmão em vez de atum.
- Soja:
A soja em qualquer forma, seja tofu ou molho de soja, faz mais mal do que bem. Ele contém altos níveis de sal e sódio, que são bastante prejudiciais para o cérebro. Isso pode até levar à hipertensão. Isso pode levar à diminuição da pressão arterial no cérebro e demência ou perda de habilidades organizacionais.
- Álcool:
O consumo de álcool pode ter efeitos prejudiciais a longo prazo no cérebro. Mesmo uma pequena quantidade de álcool pode enfraquecer as células cerebrais e causar demência.
- Suco de laranja:
O suco de laranja está envolvido no aumento dos níveis de açúcar no sangue. O que não é saudável por muitos motivos. Níveis elevados de açúcar no sangue podem levar à disfunção cognitiva. Isso pode fazer com que você perca a capacidade de tomar as decisões certas ou perca suas habilidades de raciocínio ou capacidade de trabalhar bem.
- Arroz branco:
Isso pode criar problemas em sua função mental. Como tem muitos níveis de carboidratos, isso também pode aumentar o risco de depressão mental. Se quiser, você pode comer comida de trigo, que é deliciosa e saudável.
★ Comer esses alimentos aumenta a memória
Precisamos mudar nossos hábitos alimentares para reduzir o risco de Alzheimer e demência. A ‘Dieta da Mente’ é benéfica para isso. Você pode incluir os seguintes alimentos em sua dieta diária para seguir a Dieta da Mente:
- Água pura:
O papel da água pura é único em manter a memória saudável e boa. A água pura tem ingredientes suficientes que fornecem energia suficiente para o cérebro e, como resultado, o cérebro funciona corretamente e contribui para aumentar a memória. Portanto, você deve tentar beber de 8 a 10 copos de água regularmente todos os dias.
- Tomates:
Vários estudos demonstraram que este vegetal contém um antioxidante chamado licopeno, que aumenta a capacidade das células cerebrais após entrarem no corpo e substâncias tóxicas que não prejudicam o cérebro. Isso reduz o risco de desenvolver doenças como Alzheimer e demência.
- Azeite:
O azeite de oliva não é comumente usado para cozinhar na Ásia. Mas, se for feito, pode ser de grande benefício. Este óleo contém uma substância chamada polifenóis, que são ótimos para aumentar a capacidade intelectual. A propósito, os cientistas notaram que uma substância chamada polifenóis aumenta o desempenho das células nervosas durante vários estudos de caso. Como resultado, a capacidade do cérebro começa a aumentar.
- Amarelo:
Direito! Este ingrediente natural é excelente para aumentar a capacidade intelectual. Alguns dos ingredientes mais eficazes presentes na cúrcuma reduzem a inflamação no cérebro, por um lado, e ajudam no desenvolvimento da inteligência. Um recente livro de Ayurveda de 3.000 anos foi encontrado, que também menciona como a cúrcuma é usada para aumentar a capacidade do cérebro.
- Nozes:
Ele contém muitas vitaminas, ácidos graxos ômega três, cobre, magnésio e fibras de várias maneiras para aumentar a capacidade do cérebro. Também aumenta o número de bactérias benéficas no corpo. Como resultado, o cérebro se beneficia de todos os lados.
- Óleo de côco:
Cozinhe com óleo de coco porque as vitaminas presentes no óleo de coco aumentam a capacidade dos neurônios. Simultaneamente, também cuida dos vários elementos nocivos presentes no corpo para não causar danos ao interior do cérebro. Aliás, conforme a capacidade dos neurônios aumenta, a troca de informações no cérebro se torna mais rápida. Como resultado, não há necessidade de fazer nenhum trabalho em um piscar de olhos.
- Sementes de abóbora:
À medida que os níveis de zinco nas sementes de abóbora aumentam, também aumentam a capacidade intelectual e a memória. E as sementes de abóbora contêm muito desse mineral. É por isso que é recomendado comer este ingrediente natural para aumentar o poder de memória.
- Peixe:
Peixes ricos em óleo contêm ácidos graxos ômega-três, que são ótimos para aumentar a capacidade cerebral. Ajuda a aumentar a capacidade das células cerebrais e da parte do cérebro que é o local da memória. - Brócolis:
É rico em uma substância chamada sulforafano. Como resultado, o risco de qualquer tipo de dano às células cerebrais é reduzido. - BlackBerry, mirtilo, morango:
O potente antioxidante presente nessas frutas evita que as células cerebrais sequem. Simultaneamente, também desempenha um papel único na redução da inflamação do cérebro e no afastamento de várias doenças cerebrais. Aliás, quem tem histórico familiar de doenças cerebrais como Alzheimer ou demência pode comer essas frutas todos os dias; então há grandes benefícios.
- Ovos:
Ele contém muita colina e colesterol benéfico, que desempenham um papel único no aumento da capacidade cerebral geral, aumentando a capacidade dos neurônios. Por fim, vários estudos demonstraram que comer ovos todos os dias aumenta os níveis de um determinado tipo de antioxidante no corpo, o que ajuda a evitar que as células cerebrais sejam danificadas de alguma forma. Como resultado, o risco de desenvolver várias doenças cerebrais é significativamente reduzido.
- Espargos:
Este ingrediente natural contém muitas fibras e alguns ingredientes que aumentam os níveis corporais das bactérias que beneficiam o cérebro. O folato e os ingredientes antiinflamatórios presentes nele também desempenham um papel único neste caso.
- Café:
O café aumenta drasticamente a capacidade do cérebro. O café ajuda a fornecer energia. Além de manter o corpo fresco, também é benéfico para o cérebro.
- Amêndoas:
As amêndoas são um excelente ingrediente ayurvédico. Ajuda a aumentar a memória e a capacidade intelectual. Ele contém antioxidantes e ácidos graxos ômega-3. Os antioxidantes nele contidos também são bons para os olhos.
- Mel e canela:
O mel e a canela relaxam os nervos e aumentam a memória. Estudos mostraram que apenas cheirar canela um pouco perto do nariz melhora a memória, aumentando a atividade cerebral. Muitos também dizem que comer mel antes de dormir reduz o estresse; O sono também ajuda. Ele também desempenha um papel na consolidação de memórias.
- Sementes de girassol:
Essas sementes contêm vitamina E suficiente, que desempenha um papel vital no bom funcionamento das funções da memória. As sementes de girassol também atuam como salvadores para proteger a memória dos idosos. Ele contém quantidades adequadas de colina, que funciona para preencher os déficits de memória de curto prazo.
- Raiz de bits:
Este vegetal de cor marrom é a melhor fonte de nitrato, o que melhora o suprimento de sangue ao cérebro e aumenta a função cerebral. Normaliza o fluxo sanguíneo para o cérebro em pessoas com demência.
- Chocolate escuro:
Este chocolate contém 80 por cento de cacau. Ajuda a aumentar a eficiência do cérebro e da memória, melhorando a função das artérias. Além disso, o chocolate mantém a mente de bom humor, ajuda a esquecer a tristeza e é rico em antioxidantes. Assim, você pode comer chocolate, tendo em mente seus desejos e benefícios.
- Vegetais:
Vegetais de folhas verdes, especialmente espinafre, brócolis, repolho, nabos e outros vegetais de folhas verdes devem ser consumidos. Ele contém luteína, ácido fólico, vitamina E, beta-caroteno e polifenóis.
Um estudo americano de 2015 descobriu que a vitamina K ajuda a aumentar a memória e a capacidade intelectual. Os vegetais de brócolis são ricos em vitamina K. Os pesquisadores descobriram que o brócolis é uma boa fonte de glucosinolatos, que ajudam a quebrar o neurotransmissor. Acetilcolina, que ajuda a regular o bom funcionamento do sistema nervoso central e a manter a memória nítida.
- Leite de vaca:
O leite de vaca é um dos alimentos que melhora a memória. Ele contém muitos nutrientes, como cálcio, potássio, fósforo, proteína, vitamina A, vitamina D, vitamina B12, niacina, colesterol e riboflavina. O leite de vaca puro contém triglicerídeos de cadeia média que desempenham um papel único no desenvolvimento da inteligência e da memória.
- Alimentos integrais:
Coloque os alimentos integrais na lista de alimentos do dia. Farinha vermelha, arroz vermelho, milho, trigo, aveia, macarrão integral, pipoca – estes são alimentos integrais.
- Feijão e broto de feijão: é fundamental na prevenção da demência. Ele contém proteínas, fibras, vitaminas e minerais.
Aumente o poder do cérebro, aprimore a inteligência, QI para melhorar, batidas binaurais, melhore a memória
★ 10 atividades surpreendentes para ajudar a melhorar a memória em pessoas com Alzheimer:
1) Exercício
O exercício não beneficia apenas a nossa saúde física, mas também ajuda a aumentar a função cerebral. Fazer 30 minutos de cardio três vezes por semana reduz significativamente o risco de perda de memória associada ao Alzheimer. Aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro e estimula o crescimento de novas células cerebrais. Não se deve sentir pressão para aceitar algo muito duro. Apenas dar um passeio, andar de bicicleta ou fazer jardinagem é tudo de que precisamos para nossos batimentos cardíacos.
2) Quebra-cabeças
Usa-o ou perde-o! Desafie seu cérebro diariamente com qualquer variedade de quebra-cabeças – palavras cruzadas, quebra-cabeças, Sudoku ou outros. Quanto mais tempo você gasta desafiando seu cérebro nos primeiros anos de vida, melhor. Assim como o exercício, manter o cérebro ocupado pode gerar novas células cerebrais! Crie quebra-cabeças de fotos online com imagens familiares ou até mesmo fotos de família. Isso ajudará a estimular as memórias associadas às imagens.
3) Jardinagem
Se você já ouviu falar de um jardim Zen, talvez seja capaz de adivinhar por que a jardinagem é o próximo item em nossa lista de atividades. Ao criar um ambiente tranquilo e sem estresse, você pode ajudar a aliviar a maior parte do desconforto mental associado à doença de Alzheimer. A jardinagem tradicional pode ser bastante extenuante, portanto, certifique-se de contratar alguém para fazer o trabalho mais pesado. Faça do jardim mais um retiro em vez de um trabalho, e será terapeuticamente benéfico.
4) Yoga e meditação
Ioga e meditação são ótimas maneiras de reduzir o estresse e a ansiedade com qualquer pessoa, especialmente com a doença de Alzheimer. A pesquisa mostra que, meditando de 15 a 30 minutos por dia, vai melhorar a conectividade na parte do cérebro que nunca desliga com o tempo. Também retarda o encolhimento do hipocampo, que é a parte do cérebro responsável pela memória e aprendizagem. O Yoga também pode proporcionar excelentes benefícios sociais. Tente ir a uma aula com amigos e familiares para estimular mais do que apenas o seu corpo, mas também a sua mente.
5) Cozinhar
A melhoria da função cerebral pode começar rapidamente na cozinha. Os alimentos que contêm altos níveis de ácidos graxos ômega-3 são especialmente benéficos para a saúde do cérebro. Salmão, arenque e atum são ótimos exemplos de alimentos ricos em ômega-3. Se os frutos do mar não agradam ao seu gosto, nozes, óleo de linhaça e soja também contêm altos níveis de ômega-3. Experimente comer esses alimentos 2 a 3 vezes por semana. O chá verde é muito útil na prevenção desta doença. Portanto, beba o chá verde regularmente.
A cozinha também é um excelente local para a interação social. Inclua amigos e familiares para ajudar a manter relacionamentos enquanto desenvolve uma dieta saudável para o cérebro.
6) Trabalhe para trás
Mudar sua rotina diária pode ser difícil para qualquer pessoa. Ao fazer suas atividades diárias ao contrário, você desafia seu cérebro a aprender algo novo todos os dias. Mesmo as tarefas mais básicas podem se tornar extremamente desafiadoras, tanto física quanto mentalmente. aqui estão alguns exemplos:
Experimente escrever ou comer com a mão não dominante, para variar. Coloque o relógio no pulso oposto ou faça um penteado com a mão esquerda em vez de com a direita. Fazer qualquer uma dessas atividades pode ativar uma parte do cérebro que, de outra forma, não seria estimulada.
7) Cartas de jogar
É mais fácil começar a estimular o cérebro usando jogos com os quais o indivíduo já está familiarizado. Tentar introduzir um novo jogo irá apenas confundir. Por exemplo, Go Fish e Memory são ótimos para testar suas habilidades cognitivas. Cada jogo requer que você lembre quem tem quais cartas ou onde cartas específicas são colocadas. Para tornar os jogos um pouco mais pessoais, encomende cartões personalizados com fotos de família para ajudar a desencadear memórias pessoais. Você pode até criar seu próprio jogo de memória com retratos de família e fotos de lugares familiares.
8) Socializar com outras pessoas
Pertencer a grupos sociais ajudará os indivíduos a se sentirem menos sozinhos, além de ajudar a estimular a mente no processo. Participar de atividades compartilhadas também pode ajudar as pessoas a se sentirem menos isoladas. Considere ingressar em uma aula de dança ou arte para conhecer novas pessoas e experimentar coisas novas. Além disso, participar de atividades sociais com amigos e familiares pode ajudar a manter e construir relacionamentos.
9) Ouvir música
A música não é apenas terapêutica, mas também uma ótima maneira de ajudar a desencadear memórias do passado. Toque músicas dos indivíduos mais jovens para ajudar a despertar as memórias de um momento ou evento específico. Considere compilar uma lista de reprodução de músicas nos estágios iniciais da doença de Alzheimer para usar no futuro. A música também ajudará a manter os indivíduos envolvidos durante a execução de tarefas específicas. Toque as mesmas músicas para diferentes atividades ao longo do dia para manter a regularidade e correlacionar tarefas específicas com cada música.
10) Desafie-se na vida cotidiana
Assim como trabalhar ao contrário, desafiar-se na vida cotidiana é outra maneira excelente de manter o cérebro afiado. Pense em cada uma das atividades descritas e tente realizar uma ou mais a cada dia.
Faça as palavras cruzadas do jornal de domingo ou talvez tente adquirir um novo hobby como tricô ou pintura. Ofereça-se para assumir um novo projeto no trabalho. Pegue as escadas ao longo da escada rolante. Devemos consultar um especialista para os pacientes com Alzheimer.
★ Atividades estimulantes da mente para pacientes com demência:
As atividades que fornecem estimulação cognitiva visam, de maneira ideal, o funcionamento mental e social de um indivíduo. A estimulação cognitiva pode ser administrada em um ambiente de grupo, como um lar especializado ou residencial, ou pode ser fornecida individualmente por um profissional ou cuidador familiar e adaptada aos interesses e habilidades específicas do indivíduo.
Considere sugerir uma variedade de atividades nas seguintes categorias:
- Pensando – quebra-cabeças, jogos, leitura
- Físico – caminhada, exercícios de braço e perna, dança
- Social – visitas à família e amigos, atividades do centro da terceira idade
- Tarefas – dobrar a roupa, arrumar a mesa, alimentar os animais de estimação
- Criativo – projetos de arte e artesanato, pintura, música ou canto
- Vida diária – tomar banho, escovar os dentes, comer, se vestir
A terapia de reminiscência é outro tipo de estimulação cognitiva que pode ajudar a melhorar a qualidade de vida de um indivíduo com demência.
As atividades de reminiscência podem incluir:
- Procurando em álbuns de fotos
- Criação de uma página de recados
- Contando histórias do tipo “eu me lembro quando”
- Releitura de cartas salvas e cartões comemorativos
- Ouvindo música
- Cozinhar, fazer e comer uma receita especial de família juntos
Fonte: Caregiver Stress , Health Line
Você pode gostar de: Coronavírus e saúde mental: como se proteger